quarta-feira, 24 de julho de 2013

MEMÓRIA – A FONTE DAS REAÇÕES...



Suas reações aos problemas são negativas, porque suas memórias são negativas. Na ultima vez que você foi insultado – você lembra? –, você reagiu com agressividade, e isso passou a ser sua memória. Se sua memória fosse de uma ação pacífica, você agiria diante dos insultos posteriores com pacificação. Construa memórias pacificas, e suas reações serão pacificas, pois as reações são resultados de consultas as memórias.

Edson Carmo

terça-feira, 12 de março de 2013

COMUNICAÇÃO - 2



Toda a comunicação começa no sentimento. Então ouça esta pergunta: “Como você se sente em cada momento que fala?” Se você souber perceber isso, se você souber responder a esta pergunta, então você saberá o que está comunicado, e como está fazendo as pessoas se sentirem.

Seu sentimento é bem mais forte que seu pensamento. Então se você pensa e diz: “estou muito confiante”, e no mesmo instante o seu corpo transmite um sentimento de desconfiança, então a comunicação que as pessoas vão ouvir é sobre desconfiança, e não confiança!

Lembre-se: O que a gente fala deve estar no mesmo nível daquilo que sentimos e transmitimos através do corpo.

Ao tentar se comunicar com as pessoas; observe como está fazendo elas se sentirem. Lembre-se que você quer chegar a algum lugar. Lembre-se também que a comunicação tem começo, meio e fim. O começo é a exposição e o fim é a compreensão. Se você está comunicando, e a pessoa está sentindo que é verdade, então ela vai dedicando mais atenção, se entregando...

A comunicação tem uma estrutura. É isso mesmo! E para que ela aconteça você precisa criar interesse nos ouvintes por aquilo que você está comunicando. Por exemplo, você deve falar de um jeito que o ouvinte diga: “que interessante, eu ainda não tinha percebido isso, não tinha pensado nisso...” ou “eu quero aprender isso, quero entender isso...” Apenas quando algo assim acontece, a comunicação inicia-se.

Mas o interesse é apenas uma parte do processo de comunicação. Quando ele – o interesse – é criado, então se faz necessário alinhar as dimensões para que haja conexão na comunicação. Porque nem sempre quem fala e quem ouve estão na mesma sintonia, na mesma freqüência. Nem sempre ambos partilham da mesma mente.

   

quarta-feira, 6 de março de 2013

COMUNICAÇÃO - 1



Quando nascemos, nascemos sem vocabulário, não temos palavras internamente. O que existe lá é apenas sensibilidade... Então podemos sentir prazer, conforto, desconforto... Mas nada disso por meio de palavras, pois não há palavras ali para reconhecimento e interpretações. Assim, a comunicação essencial, e também a mais poderosa é aquela que se processa por meio do sentimento.

Se você quer transmitir paz, basta estar em paz. Se você usar palavras para transmitir paz, estando você agitado, o máximo que você irá transmitir é inquietação. Lembre-se: você cria os sentimentos nas pessoas, não com suas palavras, e sim com os seus próprios sentimentos.

Qual a eficiência de uma comunicação de 93% de palavras e só 7% de sentimento? Essa é a comunicação verbal! Será que alguém se convence quando não há sentimento, quando não pode sentir? Observe! As pessoas se movem, quando há sentimento.

A maioria das pessoas não se importa com as palavras. Para a maioria das pessoas palavras não convencem. E de fato as palavras equivalem apenas 7% do todo da comunicação. Os outros 93% é comunicado pela expressão corporal, onde se reflete os sentimentos. Isso mesmo! A comunicação tem dois níveis: o nível pequeno das palavras e o nível gigante da expressão corporal que reflete os sentimentos.

Palavras são apenas palavras, mas a expressão corporal, por onde são refletidos os sentimentos, é bem mais poderosa que elas. Expressão corporal envolve o seu tom de voz, a velocidade dos seus movimentos, o seu sentimento no momento. É por isso que as pessoas acreditam muito mais no que veem, do que aquilo que apenas ouvem.

Por exemplo: Se você tiver com uma aparência muito triste, sentindo uma grande tristeza e disser que está muito feliz! No que você acha que as pessoas vão acreditar? Certamente elas nem vão perceber o que você falou, porque simplesmente estarão convencidas daquilo que viram e acima de tudo sentiram.

Toda vez que você falar algo que não está sentindo, de alguma forma seus ouvintes saberão que você está mentindo.

   

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

QUAL O DESTINO DA TUA ALMA?

Em teologia, aprendemos que somos todos feitos de corpo, alma e espírito. Mas o corpo é barro, veio do pó e ao pó voltará. O espírito é a vida no corpo, o instrumento que Deus utiliza para se comunicar, se relacionar com cada um de nós. E a alma! Essa é o que de fato somos.

Você precisa compreender isso profundamente, que o destino do corpo é a sepultura. O do espírito é Deus. Mas a alma, ela tem que escolher o Céu ou o inferno; a salvação ou a condenação; a eternidade com Deus ou sem Ele... A alma não tem um destino definido, por isso tem de fazer a sua escolha.

Lembre-se: a alma é a história; aquilo que se guarda das experiências; as identificações... A alma é o prazer, o ódio, é o sentimento, o pensamento. Assim, tudo o que você sente, pensa e faz, isso é o seu caminho para perto de Deus ou para longe dEle.

   

TAREFA:

A alma seguirá pela eternidade num corpo – porque ela não vive sem um corpo –, mas isso pode ser num corpo glorificado ou em outra forma de corpo.

O corpo glorificado é para a alma que alcançou a realização, a salvação. Mas qual o corpo que ocupará, a alma que se perdeu? Responda com base em Marcos 9 e Isaías 66.

Boa investigação!!!

sábado, 19 de janeiro de 2013

A ALMA

A alma é uma dimensão entre o espírito e o corpo. Por estar nesta posição, ela tem acesso as coisas espirituais e também as materiais. No principio Deus fez o corpo com o barro, depois entrou nele através de um sopro de vida, e a partir disto passou a existir a alma vivente.

No princípio a alma era um fenômeno composto apenas da experiencia com Deus, de sua orientação e permissão. Neste formato, a alma não tinha culpa, nem medo, e nem impureza alguma. Mas ela em um determinado momento de sua existência deu ouvidos a uma voz exterior, e foi aí que pela primeira vez ela experimentou o horror.

O corpo volta para o pó. O espírito volta para Deus. Então surge uma pergunta: "E a alma, para onde vai?!" Costuma-se dizer que há dois lugares para onde ela pode ser encaminhada: Um é o Céu, e o outro é o inferno. O Céu é para aquela alma que pratica a justiça, o amor, a verdade - essas coisas do Reino Superior. Mas a alma que pratica a injustiça, o desamor, a mentira..., essa pertence ao reino do mundo inferior.

A alma que tem contato, que se alimento do interior, essa é limpa, luminosa - porque disse Jesus Cristo: "o Reino de Deus está dentro de vós." Mas as almas amam mais as trevas que a Luz. Amam mais o fruto da árvore proibida que o fruto da árvore da Vida.

Assim, alma é a historia que condensou-se entre o corpo e o espírito. É o "eu", a cultura, a índole, os desejos, as identificações e tudo o mais que o homem desenvolveu através das suas experiencias.

(...)

   

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

OS SEIS VÉUS QUE ANTECEDEM A VERDADE

AULA COMPLEMENTAR

VIDA CARNAL

RETROPROJETOR = CORPO LUZ = CONSCIÊNCIA TRANSPARENCIA = MENTE (imagens)

VIDA ESPIRITUAL

RETROPROJETOR = CORPO LUZ = CONSCIÊNCIA SEM TRANSPARENCIA = NÃO-MENTE (sem imagens)

Os véus são as imagens nas transparências. Os pensamentos são os véus. Os desejos são os véus. As emoções são os véus.

A Consciência é a Luz dentro de você. Ela aponta para fora, mas entre Ela e o que está do lado de fora estão os véus. Ela aponta para fora para lhe mostrar o caminho, as coisas no mundo exterior. Mas no caminho estão muitas transparências criando a ilusão que você aceita como verdade.