terça-feira, 29 de janeiro de 2013

QUAL O DESTINO DA TUA ALMA?

Em teologia, aprendemos que somos todos feitos de corpo, alma e espírito. Mas o corpo é barro, veio do pó e ao pó voltará. O espírito é a vida no corpo, o instrumento que Deus utiliza para se comunicar, se relacionar com cada um de nós. E a alma! Essa é o que de fato somos.

Você precisa compreender isso profundamente, que o destino do corpo é a sepultura. O do espírito é Deus. Mas a alma, ela tem que escolher o Céu ou o inferno; a salvação ou a condenação; a eternidade com Deus ou sem Ele... A alma não tem um destino definido, por isso tem de fazer a sua escolha.

Lembre-se: a alma é a história; aquilo que se guarda das experiências; as identificações... A alma é o prazer, o ódio, é o sentimento, o pensamento. Assim, tudo o que você sente, pensa e faz, isso é o seu caminho para perto de Deus ou para longe dEle.

   

TAREFA:

A alma seguirá pela eternidade num corpo – porque ela não vive sem um corpo –, mas isso pode ser num corpo glorificado ou em outra forma de corpo.

O corpo glorificado é para a alma que alcançou a realização, a salvação. Mas qual o corpo que ocupará, a alma que se perdeu? Responda com base em Marcos 9 e Isaías 66.

Boa investigação!!!

sábado, 19 de janeiro de 2013

A ALMA

A alma é uma dimensão entre o espírito e o corpo. Por estar nesta posição, ela tem acesso as coisas espirituais e também as materiais. No principio Deus fez o corpo com o barro, depois entrou nele através de um sopro de vida, e a partir disto passou a existir a alma vivente.

No princípio a alma era um fenômeno composto apenas da experiencia com Deus, de sua orientação e permissão. Neste formato, a alma não tinha culpa, nem medo, e nem impureza alguma. Mas ela em um determinado momento de sua existência deu ouvidos a uma voz exterior, e foi aí que pela primeira vez ela experimentou o horror.

O corpo volta para o pó. O espírito volta para Deus. Então surge uma pergunta: "E a alma, para onde vai?!" Costuma-se dizer que há dois lugares para onde ela pode ser encaminhada: Um é o Céu, e o outro é o inferno. O Céu é para aquela alma que pratica a justiça, o amor, a verdade - essas coisas do Reino Superior. Mas a alma que pratica a injustiça, o desamor, a mentira..., essa pertence ao reino do mundo inferior.

A alma que tem contato, que se alimento do interior, essa é limpa, luminosa - porque disse Jesus Cristo: "o Reino de Deus está dentro de vós." Mas as almas amam mais as trevas que a Luz. Amam mais o fruto da árvore proibida que o fruto da árvore da Vida.

Assim, alma é a historia que condensou-se entre o corpo e o espírito. É o "eu", a cultura, a índole, os desejos, as identificações e tudo o mais que o homem desenvolveu através das suas experiencias.

(...)

   

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

OS SEIS VÉUS QUE ANTECEDEM A VERDADE

AULA COMPLEMENTAR

VIDA CARNAL

RETROPROJETOR = CORPO LUZ = CONSCIÊNCIA TRANSPARENCIA = MENTE (imagens)

VIDA ESPIRITUAL

RETROPROJETOR = CORPO LUZ = CONSCIÊNCIA SEM TRANSPARENCIA = NÃO-MENTE (sem imagens)

Os véus são as imagens nas transparências. Os pensamentos são os véus. Os desejos são os véus. As emoções são os véus.

A Consciência é a Luz dentro de você. Ela aponta para fora, mas entre Ela e o que está do lado de fora estão os véus. Ela aponta para fora para lhe mostrar o caminho, as coisas no mundo exterior. Mas no caminho estão muitas transparências criando a ilusão que você aceita como verdade.