segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O OBJETO, O SIGNO E O INTERPRETANTE

Existe o significante, o significado e aquele que dá o significado. O significante é o “objeto” – o “objeto” pode ser uma escritura, um som, uma música, uma forma, uma cor... Já o significado é o signo; é a interpretação que foi gerada a partir do encontro do “objeto” com o observador. Significado é a sua interpretação e não o “objeto” em si – o “objeto” não tem nenhum significado intrínseco. E quem dá o significado? Você – você é o interprete, o interpretante! Veja, as coisas são apenas coisas, se elas tem algum significado, algum valor, esse valor não está nelas mesmas, mas em você que as quer valorizar ou não. A interpretação vem da sua cultura, da sua experiência, da sua forma de ver, de pensar... Assim, nada do que você vê é o significado, e sim o significante. Lembre-se: uma palavra só pode fazer mal a uma pessoa, dependendo da interpretação que essa pessoa faz a respeito dela. A mesma coisa se aplica ao som, as imagens, as cores...

Edson Carmo

Um comentário:

  1. O significado pode ser projeções de pensamentos de ontem, ou idéias do que possa ser o futuro.

    As pessoas procuram significados em tudo, em atitudes do passado, em previsões e sonhos do futuro...não seria melhor ver as coisas como elas realmente são.

    Penso que as pessoas consideravam algumas coisas muito importantes para elas no passado. No futuro talvez voltem a ter importancia. E hoje o que as mesmas coisas significam para essas pessoas?.

    ResponderExcluir