quarta-feira, 29 de agosto de 2012

MÓDULO - 02: VERDADE

1 – OBSERVAÇÃO

Contemplar – Perceber – Compreender

Esse é o caminho para:

• Encontrar respostas para as dúvidas;

• Resolver o conflito interior e assim o do mundo;

Observação é a primeira técnica para eliminar o primeiro véu. Se todos soubessem que há véus encobrindo a verdade, então ninguém estaria escravizado por enganos e preso por ilusões.

Atenção é o elemento essencial para o surgimento da compreensão. Se houver compreensão, então poderão ser evitados os conflitos que envolvem o mundo em competições, guerras, fome, doenças... Se houvesse compreensão, todos poderiam ver que os conflitos e suas conseqüências são apenas exteriorizações dos conflitos no interior de cada um.

O principal nome do conflito interior é Ego (Egoísmo). Lembre-se: O sentimento “é meu”, é a base do conflito.

Este conflito ainda tem outros nomes: tenho que ganhar minha vida; é a concorrência; minha religião; minha raça; minha ideologia; meu ponto de vista; minha opinião particular; nacionalidade...

Quem é o responsável pela miséria pela calamidade que te circunda?

O que acontece se cada ser humano encontrar a Paz?

Mas de um a um, forma-se o coletivo – e esse coletivo está inconsciente, desatento, separado da realidade pelo véu da falta de OBSERVAÇÃO e percepção.

Assim, concluímos que o primeiro véu a ser retirado é o SONO: a falta de consciência e atenção a realidade interior. E isso só é possível observando as ações dos pensamentos e sentimentos – sem aprová-los ou condená-los, até que tudo seja OBSERVADO. Testemunhe apenas o que está acontecendo e saiba que isso não é você, porto que você é quem os observa.

Assim, não é necessário lutar para transformar o que está sendo percebido no oposto – porque isso também é conflito que na maioria das vezes é escondido por trás da Hipocrisia.

A compreensão emana quando conseguimos observar os fenômenos interiores sem aprovar e sem condenar, sem aprovar. Ou seja, quando não nos envolvemos, não nos identificamos com os fenômenos que se manifestam no espaço interior.

Eis o primeiro grande segredo – Saber Vigiar: Contemplar – Perceber – Compreender.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário