sábado, 16 de julho de 2011

O ESTADO DE PRESENÇA


Escola de Significados – Módulo: Presença. Aula – 01

Significado do dicionário: Existência de uma pessoa num lugar. Lugar onde uma pessoa se acha. Permanecer em um lugar sem intervenção de outrem. Serenidade, tranqüilidade de ânimo; imperturbabilidade.

Conceito: estar no aqui/agora, em pura consciência, centrado sem a manipulação dos pensamentos.

Introdução:

O estado de presença é algo muito difícil de ser alcançado pela maioria das pessoas, pois o sistema educacional, os treinamentos e os condicionamentos – os quais são impostos a humanidade –, estão todos voltados para o passado e para o futuro.

Então criou-se um substituto, um impostor, que na maioria das pessoas vive no lugar do observador(consciência), o nome dele é pensador(pensamentos).

O pensamento(mente/ego) é o meio pelo qual o pensador distrai o observador, levando-o para os estados de passado, ou de futuro.

Exemplo 01: se eu não estivesse aqui, ainda estaria bem deitadinho, bem agasalhadinho na minha cama, tirando aquela soneca maravilhosa...

Observe: Você está aqui! Aqui não tem cama! Assim, seu pensamento é totalmente inútil e desnecessário... Para que pensar sobre isso?

Exemplo 02: poxa vida, eu deveria estar desfrutando de um delicioso lanche...! Tô com uma fome!!!

Tudo bem, você está com fome! Mas você não pode encontrar uma lanchonete aqui! Então para que pensar nisso agora?


Essas coisas fazem com que você, o observador, a observação percam o foco do aqui/agora e vão para lugares e situações distantes daqui. Essas coisas são truques da mente para destruir o estado de presença.

Quem está vivendo uma situação e querendo outra, está descentralizado, distraído, inconsciente do presente, daquilo que realmente é... Isso também se chama de estado de não-presença.

Deixe que os pensamentos venham e vão, mas não os siga. Você não tem obrigação de segui-los. Para estar presente, você tem de ficar aqui e nesse agora. Se você seguir um pensamento de cinco minutos, por cinco minutos você não estará aqui/agora. Por cinco minutos você não estará presente mesmo que seu corpo esteja.

Até a próxima aula.

Edson Carmo


Nenhum comentário:

Postar um comentário