domingo, 21 de agosto de 2011

LIVRE ARBÍTRIO


Escola de Significados – Módulo: Livre Arbítrio – Aula 01

Significado do Dicionário:

Livre parecer, livre juízo, livre opinião, livre vontade, livre determinação (que não dependem de regra, praxe ou lei, mas da prudência ou retidão da pessoa).

Conceito:

Liberdade que o homem recebeu de Deus para fazer escolhas.

Introdução:

Livre-arbítrio também conhecido como livre-alvedrio, é a crença ou doutrina filosófica de que a pessoa tem o poder de decidir seus atos.

A decisão dos atos tanto pode ser para atender expectativas objetivistas como subjetivistas.

O livre-arbítrio é um dos temas central da história da humanidade, com considerações religiosas, morais, psicológicas e científicas. Por exemplo, no domínio religioso o livre-arbítrio pode implicar que uma divindade onipotente não imponha seu poder sobre a vontade e as escolhas individuais. Em ética, o livre-arbítrio pode implicar que os indivíduos possam ser considerados moralmente responsáveis pelas suas ações. Em psicologia, ele implica que a mente controla certas ações do corpo.

Você tem o livre arbítrio?


Você escolhe as conseqüências do que escolhe?


Quando você escolhe a felicidade, de fato você é feliz?


Como pode haver livre arbítrio se sua escolha não é exercida?


Se a escolha é de felicidade e não está havendo felicidade, quem está escolhendo?

O EGO e o DNA estão escolhendo!

O EGO sempre escolhe manipulado por um condicionamento imposto pelo meio (social, religioso, filosófico, cientifico...), e o DNA em si é também uma programação.

Assim, o livre arbítrio como conhecemos, é algo fundamentado em algo que não escolhemos. Portanto não é livre arbítrio!

Se o homem não é capaz de fazer o que ele deseja, então é tolice ele querer ou não querer; é tolice pedir para que ele faça ou não faça.

Você pode levantar uma perna sem cair, mas será que pode levantar duas?

O homem pode escolher fazer determinadas coisas sem provocar acidentes, mas não pode fazer tudo sem que o acidente aconteça.

O essencial não pode ser decidido pelo homem, esse é o limite.

Então o que é o livre arbítrio?

Livre arbítrio é o poder de se libertar do EGO, e até mesmo da manipulação do DNA... É poder estar livre dos apegos, porque se você está livre dos apegos, dos condicionamentos, então você tem o livre arbítrio para ser feliz.

Conclusão:

Existem três dimensões na vida: a primeira é a dimensão essencial; a segunda é a dimensão intermediaria; e a terceira é dimensão não-essencial.

Na dimensão essencial está Deus. Na dimensão intermediária o homem decide o que fazer. E na dimensão não-essencial o homem manipulado.

Se o homem está na dimensão não essencial, então ele é irreligioso, não tem contato com Deus. Se o homem está na dimensão intermediaria, então ele é religioso e pode alcançar Deus, a liberdade, a verdade, o verdadeiro livre arbítrio.

2 comentários:

  1. O que eu entendia por livre Arbítrio era que poderia fazer tudo que estaria na minha vontade e quando eu bem queria, e até posso fazer tudo que bem quero, só que mais tarde tudo terá uma grande conseqüência pensando eu que é livre Arbítrio mais na verdade estou presa numa condição de uma possível dúvida, será que vai dar certo? Ou errado? e a dúvida não tem nada a ver com livre arbítrio e se com o ego.A manipulação é algo tão enganoso que muitos confunde ser um livre arbítrio pois o ego trabalha de uma maneira tão enganosa que manipula todo seus pensamentos ,e o homem que viver apenas de sua próprias vontade e não na orientação de Deus não tem livre arbítrio.
    O que entendo agora por Livre Arbítrio. É ter uma vida totalmente equilibrada e tudo no controle em todas as situações é você conhecer a voz do mestre é não existir dentro de mim o ego é não ter apego, ser um observador não se mistura com o mal que li cerca ou com o engano da boa aparência do desejo da dimensão não-essencial .Que o homem viva dimensão essencial que é Deus.


    Ângela

    ResponderExcluir
  2. O livre arbítrio só é possível com a libertação do EGO.

    ResponderExcluir