terça-feira, 23 de agosto de 2011

TAREFA


Exponha em 15 linhas o que você entendia por livre arbítrio, e o que entende agora.

9 comentários:

  1. Bem, o que eu entendia sobre livre arbítrio era que, temos o poder de decisão, decidir seguir o caminho que quiser, entre o bem e o mal, casar ou não casar, escolher sua religião, ser salvo ou não.
    Hoje eu vejo que não é bem assim, vejo pessoas que dizem estar vivendo uma situação por escolha quando na verdade não era bem isso que ela queria.
    Vejo alguém vestindo um determinado modelo de roupa e dizer que está vestindo aquela roupa porque teve o livre arbítrio para escolher,quando na verdade ela foi induzida pela moda, está presa ao modismo. E assim muitas pessoas vivem presas achando que estão livres, vivem segundo a carne,presos as obras da carne pensando estar livres para escolherem o que quiserem. Na verdade quem vive na carne nunca agirá na liberdade do espírito, porque se eu vivo no espírito eu tenho liberdade para agir, tenho livre arbítrio, mas se estou na carne, estou preso no pecado, não posso escolher fazer as obras do espírito porque não vou conseguir, se estou na carne, não posso gerar frutos do espírito.

    ResponderExcluir
  2. livre arbítrio como eu entendia é a decisão que todo nós tinha que toma para nossa vida,como caminha com DEUS ou não caminha com ELE,estuda ou não estuda,se formar como douto ou não se forma, escolhe a mulher para me casar ou não,ser inteligente ou não ser, ter uma casa ou não etc...
    na verdade o livre arbítrio não é nada disso que eu pensava que era. porque? tudo que eu escolhia
    para mim, na caminhada da vida ,eu me a reprendia da decisão que tomava,
    Mais agora que eu entendo o que é livre arbítrio.e ter a própria essência de CRISTO.
    CRISTO JESUS veio em carne trouxe a verdade, ensinou o verdadeiro AMOR, recebeu a todo maltrato mais não saio do verdadeiro AMOR,ELE É o próprio livre arbítrio que não erra. tomamos o carate de JESUS e a sua essência para nossa vida.
    Marcelo ferreira.

    ResponderExcluir
  3. Bom, o antigo entendimento de livre arbítrio era de apenas escolher, mas nunca mensurava a importancia das conseqüências de minhas escolhas.
    Antigamente algo dentro de mim decidia minhas escolhas, nunca era eu quem decidia, era sempre um ego afim de suprir suas necessidades e nunca afim de proporcionar aquilo que estava atrás, normalmente a felicidade.
    Bom a minha suposta liberdade de escolha era proposta por um ego e por um dna... O engraçado é que sempre condenei as decisões de quem me forneceu um pouco de seu dna, mas quando veio a iluminação vi que nao me encontrava em estado melhor e sim na mesma condição.
    Nessa situação quem escolhia era o dna, o codigo genietico de meus genitores estava decidindo.
    Hoje sei que aquilo que escolhia por mim era o meu ego e o meu dna, e não o meu SER, que é o meu EU real. Esolher com o ser é ser natualmente semelhante ao criador, e consequentimente imagem D'Ele.Superei a condição de estar na dimensão nao essencial, e agora estou na dimensão das escolhas, mas ainda tenho que me aproximar do criador estando ao seu lado na 1ª dimensão.

    Gleilson Alves

    ResponderExcluir
  4. Pensava eu que livre arbítrio era fazer o que minha mente desejava fazer o que bem ela queria. Não importava as conseqüências apenas fazia.
    Experimentar o que o mundo oferecia e almejar o que tinha por vir era uma vontade que a mente queria dando á entender que isso era o livre arbítrio.
    Porém discordo com a PALAVRA DE DEUS nós temos O LIVRE Arbítrio para adorar a DEUS dando a ELE honras e glorias por tudo que ELE é. Temos o livre arbítrio para Amar as pessoas no AMOR de nosso SENHOR JESUS CRISTO. Temos o livre arbítrio para vivermos uma vida nos maldiz que a PALAVRA DE DEUS nos ensina a vivermos. A PALAVRA DE DEUS nos orienta a vivermos em liberdade de ESPÍRITO não dando ocasião á carne para que ela venha envergonhar o Templo de DEUS que é o nosso corpo


    elenilson dos anjos

    ResponderExcluir
  5. sempre pensei que eram so para decidir o momento, GRAÇAS A DEUS QUE O EDSON CARMO DEIXOU DEUS REVELAR O DISPERTAR.
    Sabendo hoje que tudo que está no caminho da decisão tomada não pode ser evitado pois é necessário, pois tudo coopera para quem tomou a decisão conciênte.
    A arvore vai está lá.

    A pedra também.

    porém não GRITE.

    Continue aseite o que escolheu,ou tome decisões conciêntes.



    Clemilton Gonçalves

    ResponderExcluir
  6. Marcos Silva disse...Quando era apenas um religioso,um freguentador de cultos,um adorador de templo,entendia que livre arbítrio simplismente era ser livre para fazer o que bem entendia,que o homem depois que se encontrasse com ´´jesus´´seria liberto.Só que esta libertação não passava de uma farça já que na religião tudo é falsificado.A liberdade é sempre acompanhada de preceitos,normas,regulamentos e regras,nunca de fato era uma libertação,como pode ser,se tudo não passa de uma obrigação e não de uma prontidão.O livre arbitrio no âmbito religioso na verdade é uma prisão,é como prisioneiros, tem o banho de sol,tem as visitas,mais não podem atravesar os limites das muralhas.DESPERTO, hoje entendo de verdade que só é possível ter livre arbítrio,livre desta mente enganadora,no estado de presença,percebendo que não somos a matéria/corpo e sim o SER,a idéia de Deus, a intenção,que nos foi colocada no juizo inicial,quando Deus,juntamente com o Filho e o seu Espirito,nos projetou para cumprirmos o Seu propósito aqui na terra.Livre arbítrio é compreender que um novo céu/interior se transformou e que uma nova terra/exterior,o reflexo do interior possa ser visto por todos.Marcos Silva disse...

    ResponderExcluir
  7. Eu entendia que livre arbítrio era a “liberdade” de qualquer decisão ou escolha que eu tomava, tanto para o bem quanto para o mal, mesmo não sabendo das conseqüências. O que eu não entendia, é que tinha determinadas escolhas e decisões “minhas” que eu não era consciente, porque eram regras anteriormente escolhidas pela sociedade e, portanto não podiam ser meu livre arbítrio. Também não era conhecedora de que existiam três dimensões do livre arbítrio! Agora posso perceber que por trás das escolhas existe três dimensões que nos faz decidir, a primeira é: Saber se essa escolha é essencial, se é um princípio Divino. Em segundo, saber se estou consciente das conseqüências para escolhê-las também. Em terceiro lugar, saber se estou decidindo através do EGO e seus apegos. Agora antes de qualquer escolha realmente posso observar se é do meu EGO, DNA ou se é do meu SER. Espero que a cada dia eu possa tomar as decisões corretas, tomando como base a vontade de Deus (meu criador) e sendo uma pessoa totalmente feliz em todos as instancias da minha vida.

    ResponderExcluir
  8. O que eu entendia por livre Arbítrio era que poderia fazer tudo que estaria na minha vontade e quando eu bem queria, e até posso fazer tudo que bem quero, só que mais tarde tudo terá uma grande conseqüência pensando eu que é livre Arbítrio mais na verdade estou presa numa condição de uma possível dúvida, será que vai dar certo? Ou errado? e a dúvida não tem nada a ver com livre arbítrio e se com o ego.A manipulação é algo tão enganoso que muitos confunde ser um livre arbítrio pois o ego trabalha de uma maneira tão enganosa que manipula todo seus pensamentos ,e o homem que viver apenas de sua próprias vontade e não na orientação de Deus não tem livre arbítrio.
    O que entendo agora por Livre Arbítrio. É ter uma vida totalmente equilibrada e tudo no controle em todas as situações é você conhecer a voz do mestre é não existir dentro de mim o ego é não ter apego, ser um observador não se mistura com o mal que li cerca ou com o engano da boa aparência do desejo da dimensão não-essencial .Que o homem viva dimensão essencial que é Deus.


    Ângela

    ResponderExcluir
  9. antes eu tinha a mesma percepção dos demais comentaristas, pensando que a opção de fazer escolhas era o livre arbítrio, todavia percebo de uma forma diferente, 1º como tenho livre arbítrio para escolher alguma coisa, caminho, fé etc... se serei julgado de forma positiva ou negativa por conta da minha decisão?só o fato de ter que escolher alguma coisa já anula essa tal liberdade! e tratando-se dessa liberdade ela só existe no contexto religioso e do pecado quando o indivíduo se converte, isto é o que creio. marcelo simplicio

    ResponderExcluir