sexta-feira, 24 de junho de 2011

Escola de Significados – Módulo: SER – Aula 01


Significado do dicionário: Ente, existência, vida, realidade.

Conceito: Aquilo que é e não muda.

Introdução: Tudo aquilo que ilude, não pode ser. Portanto, o Ser não pode ser conhecido por algo mutável.

E o que é mutável? Os pensamentos, os sentimentos, a mente, o corpo são multáveis.

Tudo aquilo que não muda; tudo aquilo que é imutável; tudo aquilo que não morre... Isso é o Ser.

Observe esses dois termos gregos:

- Léthe: aquilo que não é verdade (ilusão, devir, passageiro, transitório...)

- Alétheia: verdade (aquilo que é e não deixa de ser, imutável, permanente...)

Se apenas o Ser é verdade, então todo o resto no homem é devir, engano... EGO.

A DESCOBERTA DO SER


A primeira coisa que se deve entender, é que o Ser não pode ser conhecido por meio daquilo que é transitório.

- Tudo que é conhecido através dos sentidos, apenas aparenta ser, porque está no devir constante, numa ilusão constante, numa aparência constante, numa transitoriedade constante...

Os sentidos mudam, e se mudam! Como podem conhecer o Ser? Como podem defini-lo?

Observe:


Se algo que muda constantemente chegar a conhecer o Ser, então esse conhecimento de nada adiantará, porque no momento seguinte, o que muda constantemente, terá mudado.

Entenda:


Somente o imutável pode conhecer o imutável. Somente aquilo que tem a qualidade do eterno pode conhecer o eterno – a eternidade.

Somente um olhar puro, sem imagem; sem emoção; sem imaginação... Somente um olhar puro e consciente pode perceber o Ser. Somente a consciência pode conhecer o Ser.

Se você descobrir, conhecer a verdade, o Ser – esse que não muda; então você terá encontrado a vida eterna, a imortalidade. Esse é o sentido das Palavras do Cristo: “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”

Libertará de que?
R – da morte e daquilo que causa a morte: o pecado.


Edson Carmo

2 comentários:

  1. Essa escola de fato tem sido de um significado tremendo pra minha vida,posso vos afirmar com toda certeza que minha vida tomou um outro rumo,me fez voltar pra dentro de mim e me mostrou de fato quem sou,de onde vim,o porquê,o que preciso fazer e pra onde vou. Em uma dessas aulas,mais precisamente hoje domingo - 03/07/2011,assistindo aula sobre o SER,me aconteceu algo que só havia me acontecido em sonhos ou pensamentos, mas posso vos afirmar com toda a certeza que o que vi foi real,não foi pensamento,não sonhei acordado,aconteceu de verdade.
    Estava eu assistindo atentamente a aula,quando de repente percebi que eu não estava no meu corpo e também o mestre que nos falava,ele estava lá na frente falando enquanto ele mesmo nos rodeava observando-nos,como que nós alunos estivesse-mos congelados,só ele andando na sala e não estivesse-mos entre as quatro paredes,num vazio escuro,só havia luz onde estava-mos.
    Confesso amados que foi pra mim uma experiência nova,inesquecível. Estou ainda com aquela sensação de que não caiu a ficha ainda sabe,perdoem-me se não estou conseguindo me expressar. Bem a sensação é essa e por isso ainda não consegui entender o por quê desse acontecimento e gostaria que o senhor mestre me explicasse esse acontecimento ou fenômeno se é essa a palavra certa,enfim,gostaria de saber e desde já agradecer por ter me proporcionado isso já que não tive oportunidade de comentar na sala.
    graça e paz.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua experiência cacáfreitas. Já tive experiência semelhante e a sensação de felicidade, comunhão, plenitude com o cosmos é fabulosa.É mesmo com tivéssemos passado para outra dimensão.

    Edson Carmo quando escreves "Somente o imutável pode conhecer o imutável. Somente aquilo que tem a qualidade do eterno pode conhecer o eterno – a eternidade.

    Somente um olhar puro, sem imagem; sem emoção; sem imaginação... Somente um olhar puro e consciente pode perceber o Ser. Somente a consciência pode conhecer o Ser.

    Se você descobrir, conhecer a verdade, o Ser – esse que não muda; então você terá encontrado a vida eterna, a imortalidade. Esse é o sentido das Palavras do Cristo: “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” "" eu concordo a 100%. Mas não posso concordar, quando referes que "Libertará de que?
    R – da morte e daquilo que causa a morte: o pecado." Porque não há pecado, porque a morte da alma não existe, porque a imortalidade é todas as vindas aqui à Terra (ou a outro lugar qualquer, porque não?!) são realizadas com o objectivo da adquirir perfeição...até essa perfeição nos faça integrar no Todo, no absoluto outra vez outra vez

    ResponderExcluir