sábado, 4 de junho de 2011

MÓDULO EGO - AULA 01



SIGNIFICADO DO DICIONÁRIO:

Ego

1. Núcleo da personalidade do indivíduo.
2. Conceito que o indivíduo tem de si mesmo.
3. Consideração ou apreço exagerado que alguém tem por si mesmo. = EGOTISMO

CONCEITO:

Ego

O “eu” criado pela sociedade.


INTRODUÇÃO:

O processo pelo qual o Ego se forma, chama-se de IDENTIFICAÇÃO.

A palavra IDENTIFICAÇÃO compõe-se dos termos latinos: IDEM, que significa: “igual” ou “o mesmo”, e FACERE, que significa: “fazer”. Assim, IDENTIFICAÇÃO significa: “ser o fazer”.

EGO, é sem dúvida nenhuma, a “IDENTIFICAÇÃO COM A FORMA”, seja ela o corpo, um nome, ou um objeto qualquer. O EGO diz ao falar dos objetos: “eles são mEUs.” E ao falar do corpo e de alguns nomes ele diz: “sou EU.”

VEJA O ESQUEMA:

video

O MUNDO DO ESPIRITO NÃO TEM RELAÇÃO COM O EGO. O EGO É FALSO, O ESPÍRITO É VERDADEIRO. TRATÁ-SE DE DOIS FEMÔMENOS COMPLETEMENTE OPOSTOS.

Edson Carmo

3 comentários:

  1. Ego é quando se culpa os outros,renucia-se á capacidade de munda.

    ResponderExcluir
  2. Nossa existência nos leva a experimentar a tristeza para que possamos reconhecer a felicidade. Sim, creio que precisamos do preto para reconhecer o branco, precisamos da fome para reconhecer a saciedade, precisamos da carência afetiva para reconhecer a felicidade de amar. Mas somos gratos por aquilo que recebemos? Bem, essa é outra historia! Normalmente nos esquecemos de agradecê-Lo por aquilo de bom que recebemos, mas nos queixamos, sim, nos queixamos muito por aquilo que não temos. De manhã, quando abrimos os olhos, nos lembramos de agradecer a Deus pela vida? Normalmente a essência interior agradece, mas o Ego não. Sabem o por quê? O Ego é o outro eu, ou seja, é um eu imaginário, criado não à imagem e semelhança de Deus, mas à imagem e semelhança dos outros

    ResponderExcluir
  3. Anônimo,

    É isso! O EGO é impostor.

    Bom comentário.

    Abraços,

    Edson Carmo

    ResponderExcluir