sábado, 23 de julho de 2011

O ESTADO DE PRESENÇA


Escola de Significados – Módulo: Presença. Aula – 02

Estado de presença é aceitação e não concepção

O estado de presença é o estado de aceitação daquilo que é. No estado de presença não há dualidade, porque a dualidade trás consigo a idéia de como as coisas deveriam ser. A dualidade não permite a aceitação, ela cria a rejeição e conseqüentemente a divisão.
  
Diante de uma flor, em estado de presença, não se pode dizer que ela é bela porque está no ponto Omega do seu desabrochar, nem que é feia por estar completamente murcha. Ora, o belo e o feio são conceitos sobre a flor, e não a flor.

No estado de presença, diante de uma flor, você não contempla conceitos, nem nomes. Portanto lembre-se: Nomes pertencem ao idioma, não a flor. A flor não é um nome, nem um conceito – ela é o que é e como é!

Estado de presença só existe quando você está presente

O presente, na forma do tempo, é sempre presente. Mas se você não estiver presente no momento presente, o tempo e você existirão apenas como uma história, uma memória, um passado, ou mesmo uma fantasia, quem sabe! Um sonho de futuro.

Muitas pessoas ao ouvirem isso dirão: “preciso ir para o presente”. Elas não entendem, não estão conscientes de que são o presente. Você entende que você é o eterno presente?! Ora, a Consciência é o presente! O Ser é o presente!O Observador é o presente! E quem é você de Verdade?

Veja o exemplo da tela de cinema:

Muitas histórias se desenrolam e passam por uma tela de cinema. Mas ela mesma não passa, permanece ali! E por que as pessoas dizem: “preciso voltar ao presente”? Ora, elas dizem tal absurdo, porque se envolveram com as histórias, com os acontecimentos, com as situações... E se elas acompanharam as histórias, se foram para o passado com as situações, com os acontecimentos, se estão presas a tudo isso que se tornou passado! É certo que precisam voltar para quem realmente são – o presente.
   
Para reflexão:

Treva, fraqueza, tristeza... Esses fenômenos são presenças ou ausências? Se você investigar bem direitinho, vai perceber que eles são ausências, e não, presenças. 

Eu posso dizer que treva é ausência de luz, mas não posso dizer que a luz é ausência de treva. Porque eu posso chegar com a luz e sair com a luz. Eu posso intensificar a luz e posso diminuir a luz. Eu posso acender a luz e apagá-la. Mas o que eu posso fazer com a treva? Para onde eu Posso levá-la? Eu posso trazê-la para um lugar onde eu queira afastar a luz? É certo que não!

Treva é ausência e não presença. Fraqueza é ausência e não presença. Tristeza é ausência e não presença... Por serem ausências, não existem! Mas por que as pessoas as tratam como se existissem? Ora, essas pessoas foram criadas com fantasias, cresceram acreditando em mentiras. A mentira só “existe” se alguém acreditar, mas a verdade existe mesmo sem ninguém acreditar.

Muitos crêem que o mal é uma presença, mas eu vos digo que ele é uma ausência. Ausência do bem! Ausência de Deus. Deus criou o que existe, não o que não existe. O que não existe é uma ausência e não uma presença.

Portanto o frio não foi criado, ele é apenas a ausência do calor. A trava não foi criada, ela é apenas a ausência da luz. A morte não foi criada, ela é a ausência da vida. A tristeza não foi criada, ela é a ausência da alegria. O mal não foi criado, ele é a ausência do bem... Ausências não foram craiadas, ausências são faltas. Traga o que existe a sua vida e ela estará preenchida por aquilo que foi criado por Deus, por aquilo que veio de Deus. Tudo que foi criado por Deus é bom. Tudo o que Deus não criou, não pode ser bom.

Edson Carmo

Um comentário:

  1. A grande maioria da população do mundo encontra-se fora de tais parametros do estado de presença, na verdade o mundo vive um dualidade...
    A pessoa tem uma casa na medida das sua condições, mas na verdade é queria uma casa igual a do seu amigo que tem piscina e hidromassagem enquanto a sua tem no máximo uma bacia de água para ser refrescar, e por não ter isso sofre...

    O sofrimento é algo que a mente nos da para nos esquecermos de nós mesmo, esquecermos de como somos na originalidade, esquecermos que somos o vazio que não tem dimensão e nem pode ser medido.

    Vamos buscar estar no estado de presença, no aqui e agora, viver cada momento por vez, assim o sofrimento não tem espaço e nem chance.

    O estado de presença é a consciência, a consciência é o espirito, e por sua vez o Espirito é uma parte de Deus que ele mesmo colocou dentro de cada um de nós.

    ResponderExcluir