domingo, 9 de setembro de 2012

Bem vindo a Escola de Significados

OBSERVAÇÃO


A observação deve ter um propósito. Ao colocarmos nossa atenção em algo, não devemos fazer com que o bom aprendizado adquirido sirva apenas nossas necessidades e expectativas. Não devemos ser egoístas! O egoísmo não permite o amar, o Amor – e, portanto, impede o crescimento espiritual.

Aquele que deseja o crescimento espiritual, deve viver e compartilhar a Sabedoria. Essa é a única forma: viver e praticar o que aprendeu; é a única forma de ser de fato um sábio.


O que é a sabedoria? No sentido que a estou empregando, na observação, é o que sobra ao separarmos o não-essencial. Ou seja! Sabedoria é o essencial, porque o resto é apenas trivial.


Proponho um exercício para os que querem ser iniciados na ciência da observação: Imagine que você e outra pessoa estão fazendo uma mesma atividade. Agora procure ver a diferença básica entre o seu fazer e o dela. Se você for um pouco meditativo, verá que não perceberá com facilidade o que você mesmo está fazendo – pelo simples fato de estar entretido. Mas em relação à outra pessoa, verá com detalhes o que ela faz – pelo simples fato de estar observando-a separadamente.


Se você aprender a observar e observar-se; separar o essencial no não-essencial; e transmitir em essência aquilo que produz verdadeira vida. Se aprender a separar o edificante do não-edificante... Se viver e transmitir isso a outras pessoas. Não importa o que você testemunhe: se é fofoca, violência, vaidade, orgulho... Serás contado como sábio entre os homens. Será um grande feitor, um servo do Senhor, por descartar, eliminar aquilo que é condenável.


Sejam bem vindos a Escola de Significados

A Coordenação

2 comentários: