quarta-feira, 17 de outubro de 2012

MÓDULO 6 - VERDADE



CONHECIMENTO DIRETO

Depois de passar pelos véus do SONO (ilusão, sonhos e pesadelos), do DESÂNIMO (indisposição para buscar a Verdade/contentamento com a mentira), da INSENSIBILIDADE(falta de percepção do todo interligado), e da SUPERFICIALIDADE(apego ao material animado ou inanimado). Agora é a vez de transcender o véu do CONHECIMENTO EMPRESTADO(conhecimento dos outros).

Na proporção em que os véus forem transcendidos, o buscador Cada vez mais estará mais próximo da Verdade(Libertação). Isso significa estar cada vez mais livre dos fardos e jugos impostos pelo sistema opressor(mentira). Cada véu transposto representa a superação de um estágio de escravidão – ou seja – estágio de condicionamento do sistema opressor.

O sistema opressor(escravizador), tem vários aspectos. Alguns deles são bastante conhecidos, eles são: ignorância, vício, egoísmo, preconceito, vaidade, medo, magoa, ira, vingança, julgamentos...

Nessa aula estamos falando de Conhecimento, e conhecimento, é o resultado da observação ou estudo de um “objeto”. Assim, se nosso conhecimento é o resultado da observação de um véu que está encobrindo a Verdade, então podemos afirmar que nosso conhecimento não é direto, e sim, EMPRESTADO. Ou seja, nosso conhecimento é a impressão dada pelo véu, e não pela Verdade.

Ver as coisas sem o padrão da mente é o começo do verdadeiro Conhecimento – o Conhecimento Direto.

Quem olha para algo através de um véu, vê melhor do que aquele que olha através de cinco véus. Mas apenas quando todos os véus são transcendidos, é que se pode ver as coisas como elas são.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário