domingo, 19 de junho de 2011

Trabalho para alunos da Escola de Significados


FAÇA UMA EXPLANAÇÃO ACERCA DO EGO E SUAS CARACTERÍSTICAS. 
MOSTRE UMA FIGURA QUE REPRESENTE-O.

Obs.: Responda nessa postagem na forma de comentário, e caso nao tenha conta no blogger, faça um comentário como anônimo e assine com seu nome. O texto deve ter no mínimo 15 linhas.

Agradece,

Gleilson Alves
Coordenador da Escola de Significados

9 comentários:

  1. Quando falamos de ego, falamos de um corpo estranho, falamos de algo que está em nossa composição que não é original, algo que leva-nos a morte definitiva.
    No inicio éramos uma partícula do todo, fazíamos parte da composição máxima do criador, mas o sem forma precisava se manifestar em uma forma, então foi feito a matéria terrena, aquilo que chamamos de corpo. Éramos a imagem do NADA ABSOLUTO, ou seja, a imagem do Deus vivo, mas o nosso elo com Deus foi rompido por causa da ausência de um poder divino, a percepção. O sem forma, já manifesto, não alcançou o alem da contemplação, e desejou se tornar algo que já era, igual a Deus. A partir daí veio a criar-se algo com que o homem chama de EU, o ego.
    O Ego é o responsável pelas mazelas do ser humano, na verdade, a religião fala dos demônios quando se referem às atitudes precipitadas e com conseqüência trágicas, somente para despistar a atenção do real responsável por tudo o que acontece, o EGO.
    Coloco como figura que representa o ego, a PERSONALIDADE.
    Quando falo de personalidade, falo de desejos e anseios, que não vem da minha essência, mas vem de algo que me diz que aquilo é de mim mesmo, aquilo faz parte, é normal. O modo de vestir, o modo de sentar, o modo de falar, o modo de andar... Tudo é uma programação feita pela mente, executada pelo ego e manifesto como personalidade.

    ResponderExcluir
  2. Quantas vezes nos encontramos fazendo coisas que não gostamos, e muitas vezes nos surpreendemos fazendo aquilo que detestamos
    .
    O que nos leva a fazer essas coisas que para nós parecem absurdas e incomuns?
    Poderia se dizer que em todos nós existe uma segunda pessoa que toma decisões aleatórias a nossa vontade ou aquilo que chamamos de querer.

    Como podemos ser bons, e ao mesmo tempo termos atitudes ruins? Como podemos dizer que amamos e respeitamos e termos atitudes contrarias as palavras que saíram de nós?
    Existe alguém sutilmente tentando nos controlar! Não deixando viver a vida que escolhemos e sim tentando nos fazer viver a dele
    .
    Ele existe? Como ele se chama?

    O criador fez o Homem para que sendo sua imagem e semelhança tivesse: Paz, alegria, Felicidade, Amor, Unidade, Domínio próprio, Humildade, Paciência.

    Mas ao dar ouvido a esse ser o Homem afastou se de Deus e da sua vontade tornando se escravo deste ser do mal, e trazendo sobre sua vida todas as lepras do mundo espiritual. Sendo elas: Ódio, Magoa, Tristeza, fadiga, estresse, Desanimo Preguiça, conflitos... Etc
    .
    O homem dorme o sono da inconsciência enquanto ele o “EGO” faz do Homem uma marionete no seu jogo infernal. Ele e a principal fonte que satanás usa para lutar contra a igreja, vencer o homem e torná-lo seu súdito.

    ELE NÃO É VOCÊ! ELE FINGE E MENTE DIZENDO QUE É. MAS NÃO ACREDITE.

    Ponha a prova tudo que você pensa e sente para saber se realmente e segundo aquele que te criou. Não permita que ele te use te dizendo que você e assim mesmo e que não tem que mudar.

    Ele não permite que assumamos responsabilidade ou mesmo conseqüências de nossos atos, e fazendo isso ele continua escondido “E NOS USANDO”.

    Ele sempre diz a culpa não é sua subliminarmente dizendo “NÂO È MINHA”.
    Não permitamos que ele nos use! E assim experimentaremos a verdadeira vontade de Deus.

    Silvio Ramos.

    ResponderExcluir
  3. o sofrimento existe por causa de uma segunda natureza que criamos dentro de nós que é conhecida como Ego,são os nossos medos, complexos, insegurança, ansiedades, ciúmes, cobiças, egoísmo, diversos pensamentos involuntários etc…
    Quando ele atua em nós nos leva ao equívoco, ao erro.
    Na essência esta a verdadeira felicidade ou tudo aquilo que precisafmos a liberdade, a conciência, a pureza, a inocência, o amor,a compreensão, a intuição, a inteligência, a harmonia, a simplicidade, a criatividade, a espiritualidade autêntica, sabedoria.
    O Ego somente tem a capacidade de sentir a si mesmo.
    O Ego funciona num modo de apropriação.Essa apropriação existe em todos os níveis nos chacras inferiores e em todos os níveis dessa vida nesse mundo, nos quais a vida do ego pode definir-se apenas em relação a uma noção de movimento, indo do exterior para o interior, permitindo apropriar-se, tanto de uma carne para alimentar-se, como de toda carne

    poderia dar várias caracteristicas deste grande mal,chamado Ego pois vejo como um grande mal um câncer e tem matado muitos que não querem se curar.


    angela.

    ResponderExcluir
  4. Emanuella Valente

    Em primeiro lugar quero parabenizar ao nosso professor, mestre e meu amor Edson Carmo, pelo esforço, dedicação e amor pelo que faz. Para mim foi um estudo proveitoso, pois pude perceber o quanto o EGO é algo que nos separa da comunhão com Deus e da sua vontade, pois é caracterizado por: mentira, orgulho, ambição, inveja, ódio, rancor, mágoa, desejo de querer sempre mais, etc. Podemos perceber o EGO manifestado em países, tribos, religiões, ideologias e também no desentendimento incessante dos relacionamentos pessoais. Por meio desses sentimentos interpretamos situações erroneamente, o que nos leva a adotar uma ação equivocada para nos livrar do medo e satisfazer nossa necessidade interior de alcançar sempre mais, o que equivale a cair num poço sem fundo que nunca pode ser preenchido. É necessário que além da ajuda de Deus e do Espírito Santo, conscientizarmo-nos para que essa transformação aconteça em nós e mude o nosso ser interior. Abandonando nossas próprias vontades.


    Creio que a ação do homem no Planeta Terra, seja uma figura do EGO, pois podemos ver a destruição do mesmo.

    ResponderExcluir
  5. DEUS criou o homem a sua imagem e semenhaça e soprou em suas narinas a vida, mas a serpente com sua sagacidade fez com que o homem desenvolvesse uma mente pecaminosa distanciado-se de DEUS conhecedora do bem e do mal rompendo assim sua ligação com aquele que o fez para ser e não para pensar que é.
    Ao desenvolver essa mente cri-se o 'EGO' um falso centro dominador, possessivo, narcisista e muito mais.
    Vou comparar o ego com uma cebola onde há muitas camadas, precisamos tirar toda essa camadas que através de uma sociedade corrompida pelo pecado nos tem ensinado a ser o que não somos.
    Não somos nada que dizemos ser ou mesmo o que dizem de nós, retornar a essência da vida á origem é nos revestir do poder do amor.
    O ego domina e manipula o homem ao seu bel-prazer levando-o a destruição, almas sendo arrastadas para um sono profundo de morte infernal.
    JOGAR FORA TODAS ESSAS CAMADAS É NOS ENCONTRAR-NOS FACE Á FACE COM DEUS.

    MARTA

    ResponderExcluir
  6. O ego é uma falsidade do ser,ou seja um falso ser,um ser não original,um ser adquirido.É também uma farça,uma fachada,uma maquiagem usada pelo homem para demonstrar que ele é.
    É também um disfarce para esconder toda a miséria contida no ser interior.
    Sendo assim o ego também é essa mente diabólica criada no édem,como mecanismo de defesa,quando o homem criado por Deus à imagem e semelhança trocou o sonho do céu,pelo sonho do inferno.
    O ego apesar de existir no interior homem é também toda uma sociedade,que chamo de mente externa,que com sua cultura,suas normas e leis,impõem ao homem todas suas construções,tanto moral como educacional.
    Podemos afirmar que ele é o medo que representa toda escuridão,toda cegueira,toda prisão na vida do homem,que impede o mesmo de enxergar,de perceber toda a maravilhosa graça do mestre.
    Como impostor que o é,o ego invade o coração do homem enganando-o dizendo que ele é,é sempre algo ou alguém,é o pai,o profissional,o brasileiro,o mulato,e vai informando tudo que é,menos ele mesmo.
    Depois de receber todos estes títulos,ele acaba se identificando com eles,e assim cada vez que se identifica,mais se distancia do seu ser real,do seu ser autentico,daquilo que o criador o fez quando soprou nele a vida.
    O ego é também a voz do mentiroso em nossa mente,falando o tempo todo tomando nossas decisões,vivendo nossas vidas,dizendo o que somos,se não formos capazes de silenciá-la,jamais poderemos ouvir a voz do mestre,que fala suave e manso em nossos corações,e não dando ouvido as mentiras que ela nos conta será o suficiente.
    A mente,o mentiroso,o medo,que somados resulta no ego,também são parasitas que no Édem foram adquiridos por nós na forma de Adão e Eva,quando acreditamos na mentira do falso deus (o diabo) e deixamos de acreditar na verdade absoluta de Deus (O Divino).
    Como vencer esses parasitas? Será que são insuperáveis? Será que é possível? Digo que sim! porque um dia o grande Mestre com sua poderosa palavra disse: Conheçam a verdade,se misturem com a verdade ,e ela será capaz de vos livrar das mentiras,de toda mente enganosa do inferno,de todo medo e por fim de todo EGO.E ainda disse: Negue o homem a si mesmo,negue tudo aquilo que Deus não criou em você.Negue a mentira,que não é sua criação,negue a mente diabólica,negue o medo e ainda negue o ego,porque depois que você negar todas essas mazelas,só ficará o ser original,o ser autentico,a consciência,o amor,o próprio Deus,e esse será impossível você negar.
    LEMBRE-SE DISSO!!!
    MARCOS SILVA

    ResponderExcluir
  7. Anônimo disse...

    Todas as pessoas nascem sem o EGO, mas o EGO de certa forma ele é encontrado não por acaso,quando criança os pais são os pivôs do egoismo dizendo:(que é o mas bonito,mas inteligente,mas forte e que o filhinho da mamãe é o melhor).Logo depois se deparam com os professores que os informam sobre o mundo global:(somos descendentes dos macacos,que temos uma nacionalidade e que dependendo do nosso ganho salarial entramos numa classe social,(classe baixa,classe média,classe alta)).
    Entrando no mundo da estética podemos observar que a decepção da estrutura física é sem duvida a paranoia do momento,homens e mulheres querendo mudar o natural(lipo,plasticas,alisamento de cabelo,lentes de contato,roupas da moda e outros)
    E não para por ai o ego vai tomando proporção de acordo com a identificação local.
    A figura que pode ser comparado com o EGO é a de um camaleão pois assim como o EGO ele se adapta em qualquer habitat pois o local impõe a adaptação.

    Clemilton Gonçalves

    ResponderExcluir
  8. Estudando sobre o EGO,aprendi que a origem do EGO se deu ainda no Édem quando o homem perdeu sua verdadeira identidade(criação original de Deus).Deus(sem forma),para manifestar-se na forma Ele precisava de um corpo físico,e esse corpo físico deu ouvidos a uma outra voz que não era a voz de Deus,a mente. E ao se relacionar através da mente,suas memórias,suas experiencias. O homem quebra o elo,perde sua originalidade.
    Daí surge uma nova identificação,uma nova personalidade,o falso EU. Com a criação desse falso EU,essa falsa identidade,o homem perde a imagem e semelhança que tinha de Deus,a criação original.E desliga-se Dele dando lugar ao EGO.
    Através de Jesus aprendemos como combater o EGO.
    Ele,sendo Deus(tudo),esvaziou-se de si mesmo assumindo a forma de servo(nada).
    Ele é o pão da vida e começou seu ministério passando fome; Ele é a água da vida e encerrou seu ministério padecendo sede; Ele esteve cansado e é o nosso verdadeiro descanso; Ele pagou tributo e é o Rei dos Reis; Ele orou e ouve nossas orações; Ele chorou e seca nossas lágrimas; Ele foi vendido por trinta moedas de prata e resgatou-nos; Ele foi preso e dá liberdade aos cativos; Ele foi levado como cordeiro ao matadouro e é o Bom Pastor; Ele morreu e deu Sua vida,e,morrendo,destruiu a morte;Para todos aqueles que Nele crêem.
    EGO tua figura é a vaidade,e teu oposto é CRISTO.

    Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  9. Mente. ser destrutivo, onde tem forma de corpo.

    Corresponde a mente do pecado tomando forma para trabalhar no corpo.

    Enquanto o ser em forma de homem trabalha o mal em carater de mente. o homem não consegue fazer o bem.

    Uma mente preparada para morrer, não serve ao "EU" nega o seu EGO no carater de amigo.

    Póis seu "EGO" não vivera na posição de dono do corpo.

    Faça sua escolha destrua seu maior inimigo o. Aquele que diz ser você. O "EGO".

    Como figura de linguagem coloco a ATA (Fruta do conde). POis é cheia de divisões superficiais.


    Maria Verônica

    ResponderExcluir