sábado, 13 de outubro de 2012

MÓDULO 5 - VERDADE



INTROSPECÇÃO

Depois de passar pelos véus do SONO (sonhos e pesadelos), do DESÂNIMO (indisposição para buscar a Verdade/contentamento com a mentira), e o véu da INSENSIBILIDADE(falta de percepção do todo interligado). Agora é a vez de transcender o véu da SUPERFICIALIDADE(apego ao material animado ou inanimado).

Todo nosso conjunto sensorial está voltado para fora. Comumente não usamos o sensor que nos da percepção do mundo interior.

Possuir conhecimento do mundo exterior, não nos faz conhecer os segredos do mundo interior. Introspecção não é o conhecimento do corpo material, mas o conhecimento do corpo imaterial.

Ao que você pode chamar de corpo imaterial?

Será o sentimento? Ou será o pensamento? Será o Eu? Ou o Ser? Será o espírito? Ou a Alma?

Qual o corpo mais importante? O interior ou o exterior?

Aquele que conhece seu interior não pode ser dominado, nem mesmo manipulado por forças exteriores.

Conhecer a si mesmo por meio da introspecção eleva-nos em sentimento de amor tanto para conosco como para com o próximo, pois se conseguirmos entender a nós mesmos, então podemos entender os outros também.

   

2 comentários:

  1. Por quê temos uma dificuldade imensa de nos conhecermos, ou melhor, de buscar esse conhecer a si mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Em parte, temos facilidade de esquecer!!! O resto da dificuldade é a mente coletiva, porque ela determina o que "somos" - e acabamos acreditando nisso, enquanto nos esquecemos de quem realmente somos. Se a mente coletiva e individual forem colocadas de lado, então nem será preciso se lembrar, nem buscar, porque o que somos é a única coisa que irá restar.

    Edson Carmo

    ResponderExcluir